sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Casaquinho de trico

BERIBBONED EYELETS JACKET
fonte http://mirokaartes.blogspot.com.br/2010/03/beribboned-eyelets-jacket_30.html

Tamanho : 6 meses
Material: 200 g de lã proporcional à ag. 4,5

Ag. para tricô simples, 4,5, ag. auxiliares, ag. circular longa 4,5 para terminar a peça.

Dicas
Para tamanhos maiores siga a mesma receita com fios mais encorpados e agulhas maiores.
Nível de dificuldade : Intermediário mas requer MUITA atenção, na contagem dos pontos!
Obs.: Esta peça é trabalhada da nuca em direção à parte de baixo dos braços. As mangas são trabalhadas separadamente então são unidas às costas e frentes da peça, terminada em uma só parte.

Ponto Fantasia:
Carr. 1 a 5 : Ponto meia (lado dir.)
Carr. 2, 4, 6, 7 e 8: Ponto tricô (lado av.)
Carr. 3 : 1 pm,1 pt, * 1 laç, 2ptj* repetir de * a * até o final e terminar com1 pm.
Costas:
Monte 55 p.
Faça a 1ª. Carr em pt.
Faça por 5 vezes (xs) a seqüência das carr 1-8.
Coloque todos os p em uma ag. aux. e reserve.
Mangas:
Monte 35 p.
Trabalhe as 5 primeiras carr em pm.
Próxima carr em passa-fitas:2 pm, *1 laç, 2pmj* até o final, 1pm.
Trabalhe em pm por mais 2 carr e na segunda aumente distribuidamente 6 p para ter 41 p.

Trabalhe a seqüência de carr 4-8 por uma vez e depois a seqüência de 1-8 por 4 xs. 

AO MESMO TEMPO, aum 1 p de cada lado da carr 6 por 4xs. –49 p. 
Corte o fio e coloque esta manga em uma ag. aux.
Faça a outra igual e não corte o fio ao final. Vire o trabalho.
Uma as mangas às costas
Proxima carr: (lado dir)
Arrem. 25 p desta manga e tric em pm até o último p e tric este p com o primeiro p das costas. Tric em pm até oúltimo p e tric este último p com o primeiro da outra manga. 

Tric. até o fim em pm e vire.
Próxima carr.:(lado avesso)
Arrem 25 p e trab em pt até o fim. –101 p.
Corpo:
Próxima carr.: (lado dir.)
1 pm, (2 ptj, 1laç –9xs), (1 pt, 1laç –8 xs), 1pt, (1laç, 2ptj –23 xs), ( 1laç, 1pt –8 xs), (1 laç, 2ptj –xs), 1pm –117 p.
Trab as carr 4-8 e então as 1-2.
Próxima carr.: (lado dir.)
1 pm, (2 ptj, 1laç –11 vezes), (1 pt, 1 laç –8xs), 1 pt, ( 1 laç, 2ptj –27 xs), (1 laç, 1 pt –8 xs), (1 laç, 2ptj –11 xs), 1pm –133 p.
Trab as carr 4-8 e depois as 1-2.
Próxima carr.: (lado dir.)
1 pm, (2 ptj, 1laç –13 vezes), (1 pt, 1 laç –8xs), 1 pt, ( 1 laç, 2ptj –31 xs), (1 laç, 1 pt –8 xs), (1 laç, 2ptj –13 xs), 1 pm –149 p.
Trab as carr 4-8 e depois as 1-2.
Próxima carr.: (lado dir.)
1 pm, (2 ptj, 1laç –15 vezes), (1 pt, 1 laç –8xs), 1 pt, ( 1 laç, 2ptj –35 xs), (1 laç, 1 pt –8 xs), (1 laç, 2ptj –15 xs), 1pm –133 p.
Trab as carr 4-8 e depois as 1-2.
Fazer a carr. 4 .
Fazer a carr. 5 : Arrem 5 p e faça pm até o final.
Carr 6: Arrem 5 p e faça pt até o final.

Trabalhe as carr 7-8 e depois as 1-2 e AO MESMO TEMPO dim 1 p de cada lado, nas carr. 7, 8 e 1 –149 p.
Próxima carr.: (lado dir.)
1 pm, (2 ptj, 1laç –13 vezes), (1 pt, 1 laç –8xs), 1 pt, ( 1 laç, 2ptj –39 xs), (1 laç, 1 pt –8 xs), (1 laç, 2ptj –13 xs), 1pm –165 p.
Trab as carr 4-8 e depois as 1-2.
Carr de passa-fitas:
1 pm, (1 laç, 2 pmj –15xs), ( 1 laç, 1 pm –9 xs), (1 laç, 2pmj –21 xs), 1 laç, 1 pm, 1 laç,
( 2pmj, 1laç –21 xs), (1 pm, 1 laç –9 xs), ( 2pmj, 1 laç –15 xs), 1pm –185 p.
Trabalhe 3 carr em pm.
Carr das casas de botão:
Nos primeiros 30 p (para botões do lado direito e 30 últimos para botões do lado esquerdo, trabalhe da seguinte maneira:
1 pm * 2pmj, 1 laç* repetir de * a * por 3 vezes, 1 pm. (Aqui a autora menciona por 2 vezes ,as são 4 casas de botão e a 4ª. É feita no arremate do decote).
Trab. mais duas carr em pm e arrem o restante dos p de maneira bem solta.
Acabamento:
Abra a peça, costure os p arrem das mangas na parte de trás, debaixo do braço, costure as partes dos ombros usando aprox 12-13cm das margens dos punhos até o decote, de cada lado.
Do lado dir. levantar 51 p ao redor do decote. Faça 4 carr em pm e trab a última casa de botão (3 pm, 1 laç, 2pmj), NO COMEÇO da 2ª. Carr. Arrem o restantes dos pontos de maneira bem solta.
Costure a fita de cetim nas extremidades, nos punhos, e na margem de toda a peça. Costure os botões.
Dica:
Como no BSJ podemos trabalhar com várias cores mas aconselho sempre o mesmo tipo de fio (liso e com a mesma espessura) e não utilizar fios mesclados ou com efeitos, para não perdermos a trama do ponto.

Um comentário:

  1. OI AMIGA PASSEI PRA TE DESEJAR UM FELIZ NATAL E TE CONVIDAR PRA CONHECER MEU BLOG NOVO E ME SEGUIR http://nicacroche.blogspot.com.br/