segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Sapatinho de tricô para adulto fáceis de fazer

Com um novelo e meio de lã Família da Pinguim, e agulha de tricô nº 4,5 dá para fazer um par destas Sapatilhas de tricô para adulto. 

Receita: 

Estas da foto foram feitas pela 

Linha Anne (fio duplo) ou Fofura Kids (1 fio)
Agulha para tricô 4.5mm
t = tricô
laç = laçada
2tj = 2 tricôs juntos

71 pontos na agulha
1ª carreira: 1 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 1 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 1 t
2ª carreira e todas pares: tricote toda a carreira
3ª c: 2 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 3 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 2 t
5ª c: 3 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 5 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 3 t
7ª c: 4 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 7 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 4 t
9ª c: 5 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 9 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 5 t
11ª c: 6 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 11 t, 1 laç, 34 t, 1 laç, 6 t = 95 pontos
12ª até 21ª carreira: tricote todas as carreiras completando 5 cordões de tricô, se desejar pode fazer mais 1 cordão de tricô.
22ª carreira: Siga fazendo 55 pontos de tricô [42 pontos que ficam na lateral do pé + 11 da parte central, que fica em cima do peito do pé], faça 2 t juntos, volte, faça *10 t, 2 t juntos* (estes são os 11 pontos que vão formar o peito do pé), volte novamente, repita * * por cerca de 44 carreiras. Trabalhe com os 11 pontos centrais pegando os 2 pontos juntos sempre ao final da carreira.
Faça isso até chegar a cerca de 51 pts nas agulhas.
Corte a linha que está usando.
Pegue 2 fios de Lastex (colorido conforme sua preferência) arremate o trabalho utilizando o Lastex para finalizar.
Costure o calcanhar e a sola. Esconda os fios restantes.
Obs: Se quiser colocar listras lembre-se de começar sempre do avesso fazendo 4 carreiras por listra. Ou finalize com uma barra de crochê. (
Quando você começar a trabalhar com os 11 pontos centrais (os que ficam sobre o peito do ) comece a trocar a cor das linhas, faça uma carreira no direito e outra no avesso da mesma cor e mude a cor da linha, assim você vai ficar com as linhas mais finas iguais aos que eu fiz, se preferir linhas mais grossas, faça mais carreiras da mesma cor antes de mudar a cor do fio.)
Esquema:

2 comentários:

  1. que maravilha muito obrigado!!!! bjsss almerinda

    ResponderExcluir
  2. essa pantufa e maravilhosa, adorei, obrigada pela receita