quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sapatinho tipo boneca em tricô

Sapatinho tipo boneca em tricô feito pela Cristina

Esta receita vai servir para vários tamanhos de sapatinho, o que vai mudar é o numero da agulha. 
Caso você queira um sapatinho maior, aumentar o número da agulha. 
Para um sapatinho menor, agulhas menores. 
Ao mudar o tamanho, a única alteração é o número de pontos das tiras .

Para um tamanho pequenino (RN)
use a receita abaixo usando agulhas de tricot 3,5 e lã Mollet (ou equivalente) e as quantidades que estiverem marcadas em vermelho. 

Para um tamanho 9 - 12 meses
use a receita abaixo usando agulhas de tricot 4,5 e lã Mollet (ou equivalente) e as quantidades que estiverem marcadas em vermelho.
(  No tamanho 9-12 meses,o sapatinho ficou com 13cm na sola).

1) Colocar 31 pontos na agulha e fazer a primeira carreira em tricot

2) 1t, aum, 14t, aum, 1t, aum, 14t, aum, 1t

3) Tricot

4) 2t, aum, 14t, aum, 3t, aum, 14t, aum, 2t

5) Tricot

6)3t, aum, 14t, aum, 5t, aum, 14t, aum, 3t

7) Tricot

8) 4t, aum, 14t, aum, 7t, aum, 14t, aum, 4t

9 à 18) Tricot

19) Mudar para a cor mais clara e fazer 1 carreira em tricot

20) 15t, 4 diminuições, 1t, 4 diminuições, 15t

21 à 23) Tricot

24) 10t, arrematar 19 pontos, 10t

Agora vamos fazer as tiras:

1) 10t, colocar mais 10/13 pontos na agulha (deixar os últimos 10 pontos, depois dos pontos arrematados, sem trabalhar, por enquanto)

2) 1t, laçada, 2t juntos, tricot até o final

3) Tricot

4) Arrematar os 20/23 pontos

Para a outra tira:

1) Colocar 10/13 pontos na agulha de tricot vazia e fazer em tricot os 10 pontos deixados reservados (agora todos os pontos devem estar na mesma agulha!)

2) 18/21t, 2 pontos juntos em tricot, laçada, tricot

4) Arrematar os 20/23 pontos
Costurar a parte de trás e a parte da sola dos sapatinhos.

casinha de botões

Com a agulha de crochet, fazer 1 cordão  com 7 correntinhas, arremate. Faça mais 3 
cordões( serão 4 cordões no total) .Costurar um cordão na ponta de cada tira, que será a casinha dos botões.

OU, faça as casinhas para os botões nas próprias tiras.

3 comentários:

  1. Muito obrigado!!!! querida depois de horas achei uma pessoa generosa qe ensina a fazer este sapatinho MUITOOOOO OBRIGADOOOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. a sola de 13 centímetros nao é muito grande para um bebê de 9-12 meses? acho que pode haver um engano na digitação. por favor, se puder esclarecer, agradeço.

    a receita repete duas vezes que se deve seguir as instruções em vermelho. entendi que é ou para seguir em vermelho ou azul, mas aconteceu um errinho na digitação.

    desculpe ficar corrigindo detalhes quando a receita é maravilhosa assim, mas acho que tem pessoas que podem se confundir.