segunda-feira, 14 de julho de 2014

Casaco de tricô de 3 pontos

Receita do casaco de 3 pontos feito pela rozeba

Lãs: 1 fio de Mohana Color (14 novelos de 50 g) e 1 fio de Super Bebê (3 novelos de 100 g) trabalhados juntos.
Agulhas: 6,5

ou Lãs: Rendidora (100g-7 novelos) e Bambino (100 g- 4 novelos) trabalhadas juntas. Agulhas: 5,5

Legenda:
p = ponto

m = malha

t = tricô

car = carreira

l = laçada

pj = pontos juntos

mate duplo = tirar um ponto sem fazer, tricotar juntos os dois pontos seguintes e passar o ponto sem fazer sobre eles

Costas:

começar com 3p na agulha.

1ª car: m

2ª car: t

3ª car: t. começam os aumentos.

aumentar 1p no 1º p da carreira e 1p no último ponto. No centro da peça teremos 1p guia (trabalhado sempre em m ) com 1 laçada de cada lado. Essa carreira já ficará com 7p.

4ª car: acompanhar os p como se apresentam (em todas as carreiras do avesso do trabalho)

5ª car: (e todas as carreiras do direito do trabalho) inverter o ponto de m para t e vice-versa para formar os gomos e fazer os aumentos (1p no início, 1p no final e 1l de cada lado do ponto guia central). Fazer os aumentos até formar 15 gomos em tricô no direito do trabalho. Esses gomos vão formar a largura do casaco nas costas (pode ser aumentado ou diminuído conforme o tamanho necessário).

Depois disso começam as diminuições (sempre na direito do trabalho).

Começar aqui a variação do ponto que vai dar o comprimento do casaco:

10 car em m

4 gomos (os gomos sempre sáo intercalados com 2 car em t e 2 car em m),

10 car em m

3 gomos

10 car em m

2 gomos

Arrematar os 3p no meio das costas e continuar cada lado separadamente para formar o decote.

Cada lado: arrematar os 2p do início e os 2p do final de cada carreira do direito do trabalho. Fazer isso até chegar a 1 gomo. Deixar na agulha em espera. Fazer o outro lado do decote igual.

Frentes:

começar com 3p.

Fazer os gomos aumentando 1p no início e 1p no final de cada carrreira do direito do trabalho até formar os 15 gomos como nas costas (aqui NÃO fazer o ponto guia central com as laçadas)

Depois de completar os 15 gomos, seguir o desenho das costas aumentando 1p no início da carreira e diminuindo 1p no final da carreira.

Se optar por um casaco com bolsos, fazê-los depois do 4º gomo de tricô.

Bolsos:

tricotar os 13p iniciais da carreira, arrematar os próximos 25p e tricotar os p restantes. À parte, fazer em outra agulha, 27p e tricotar em m durante 30 car. Depois de pronto o quadrado, incluir o bolso ao casaco. Tricotar 12p, pegar 2pj (1 do casaco e 1 do bolso), tricotar os 27p que foram feitos separados, 2pj (1 do bolso e 1 do casaco) e tricotar os p restantes. Costurar à mão.

Depois de colocar o bolso, continuar a frente:

10 car em m

4 gomos

10 car em m

3 gomos

Neste ponto, começar o decote da frente:

continuar diminuindo de um lado e seguir reto do outro até chegatr a 1 gomo de tricô. Reservar na agulha.

Obs: cada lado das costas e cada frente deverão ter o mesmo número de pontos.

Mangas:

pegar uma das frentes e juntar com um lado das costas (observar para o decote ficar no lugar certo).

1ª car: tricotar em malha pegando 2pj em m no centro

2ª car: tricotar os pontos como se apresentam

3ª car: aumentar 1p no início e 1p no final ca carreira, fazendo 1 mate duplo no meio durante toda a manga.

Seguir o desenho como no resto do casaco agora em ordem crescente:

2 gomos

10 carreiras em m

3 gomos

10 carreiras em m

4 gomos

10 carreiras em m

4 gomos

Ao mesmo tempo, no avesso do trabalho, diminuir 1p no início e 1p no final de 4 em 4 carreiras (para diminuir a largura da manga).

Depois dos últimos 4 gomos, tricotar 10 car em m, continuar os gomos fazendo 2pj no início e 2pj no final de cada carreira. Não esquecer do mate duplo no centro. No final restará 1p só que deverá ser arrematado.

Acabamento das mangas:

levantar no punho 40p e fazer 2gomos de tricô intercalados com 2 car em malha no direito do trabalho, 6 car em m que serão viradas para dentro (avesso do trabalho) e costuradas à mão.

Acabamento da barra:

levantar os pontos na barra do casaco, de maneira que não fique nem franzido nem ababadado, fazer 2gomos em tricô intercalados com 2 car em malha, fazer 6 car em m que deverão ser viradas para o avesso e costuradas à mão.

Acabamnento da frente:

levantar perpendicularmente os pontos nas duas frentes do casaco e fazer os 2 gomos como nos outros acabamentos, costurar no avesso.

Capuz:

levantar 66p ao redor do decote e tricotar por 40cm em gomos. Arrematar e costurar.

Obs.: a receita original faz um casaco sem capuz e sem botões.

No caso de botões fazer o acabamento das frentes um pouco mais largo, fazer casas num lado e pregar os botões no outro.

A gola original é estilo gola de padre:

levantar os pontos ao redor do decote fazendo 3 gomos mais 10 car em malha para virar e costurar no avesso

2 comentários:

  1. Daria que peça bonita, adoro te visitar para ver as novidades que vc posta de uma das artes que mais amo fazer, que é o trico... Adorei essa peça, linda. Obg por compartilhar...

    Abçs carinhosos
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana obriga pelo carinho. Fui te visitar e amei o teu trabalho. beijos