terça-feira, 22 de julho de 2014

Como fazer pontos extras e ponto de borda em tricô

Pontos extras
Certas receitas pedem pra montar pontos multiplos de "x" + "y" pontos na agulha. Sempre que voce se deparar com uma instrução assim, voce deve montar a quantidade de pontos multiplos que deseja e ao terminar acrescentar os pontos extras que foram pedidos. O numero junto ao "+" significa um extra que deve ser adicionado na quantidade de pontos multiplos.
Exemplo: "Monte pontos multiplos de 5 + 2 na agulha". Voce pode montar 12 pontos pra essa receita ( 10 pontos (multiplo de 5) +2(extras que foi pedido)). Ou, 22 pontos (20 + 2). E assim vai...
Ponto de borda
Outras receitas pedem para montar ponto de borda.
Explicando de maneira simples o "ponto de borda" ou 
"ourela" é um ponto que se adiciona no inicio e final da carreira pra evitar que ela enrole quando a peça começar a ficar maior. Esse ponto deixa as bordas do trabalho alinhadas.
Pra formar ele, voce faz o primeiro e ultimo ponto da carreira em meia do lado direito e o primeiro e ultimo em trico do lado avesso. Ou, se quiser fazer uma borda mais decorativa pode fazer o lado direito e avesso em meia para o ponto de borda (em vez de direito em meia e avesso em trico )

2 comentários:

  1. Olá amo seu blog, tem coisas lindas se puder divulga e segue o meu também.Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo carinho, fui te visitar mas n]ão tinha a tag seguidores. beijos e boa semana