domingo, 6 de julho de 2014

Casaquinho de tricô

Foto: Receita do casaquinho da nossa querida amiga Cecilia Pereira.
EXECUÇÃO: 
176 PONTOS- 2 CARR. DE TRICÔ.
3CARR. (DIREITO) 2 JUNTOS, LAÇ, 2 JUNTOS, LAÇ, ETC.
AVESSO EM TRICÔ
DIREITO; MEIA COM 5 TR DE CADA LADO PARA AS BARRINHAS.
PALA:
AVESSO: 6 TR, LAÇ, 1 TR, LAÇ, *6 TR, LAÇ, 1 TR, LAÇ.* TERMINA COM 6 TR.
DIREITO: 5 TR, M, TERMINAR COM 5 TR.
AVESSO: TRICÔ.
DIREITO: MEIA E AS BARRINHAS DE 5 TRICÔ.
AVESSO: 7 TR, LAÇ, 1TR, LAÇ, *8 TR, LAÇ, 1 TR, LAÇ, ETC TERMINAR COM 7 TRICÔ. 
DIREITO: MEIA E AS BARRINHAS DE 5 TR.
AVESSO: TRICÔ.
DIREITO: MEIA E AS BARRINHAS DE 5 TRICÔ.
CONTINUAR ASSIM ATÉ SE OBTER 8 BURAQUINHOS NAS ESPIGUINHAS.
SEPARAR OS PONTOS- FRENTE 5 PONTOS, BARRA + 33 PONTOS - A 1 LAÇ E O PONTO MEIA FICAM PARA FRENTE.
MANGAS: 
45 PONTOS. TRAZEIRO 69 PONTOS. AUMENTAR 5 PONTOS DE CADA LADO DAS MANGAS QUANDO SEPARAR OS PONTOS.
FAZER PRIMEIRO AS MANGAS. TECER 12 CM DO PONTO GRACIOSO E FAZER UM PUNHO COM AS AGULHAS NÚMERO 2,5 DE PONTO SANFONA, REDUZINDO-SE OS PONTOS A 40. (1,5 CM). UNIR AS PARTES DA FRENTE COM O TRAZEIRO E FAZER OS MESMOS AUMENTOS DAS MANGAS, ENTRE AS PARTES DA FRENTE E O TRAZEIRO PARA A CAVINHA. TECER COM O MESMO PONTO DAS MANGAS RESPEITANDO-SE AS BARRINHAS DE TRICÔ, 13 CM E FAZER UMA BARRINHA DE 4 CORDÕES DE TRICÔ, PARA ARREMATAR PELO AVESSO.
PONTO GRACIOSO:
5 TR, LAÇ, 2 JUNTOS, 5 TR, LAÇ, 2 JUNTOS TERMINANDO COM 4 OU 5 TRICÔ, AVESSO. 
DIREITO: MEIA.
AVESSO: 6 TR, LAÇ, 2 JUNTOS, *5 TR, LAÇ, 2 J.T, ETC.
DIREITO: MEIA.
AVESSO: 7 TR, LAÇ, 2J.T, *5 TR, LAÇ, 2 J.T.*
DIREITO: MEIA
6 CARREIRAS DE PONTO ARROZ. TERMINANDO O CORPO COM 4 CORDÕES DE TRICÔ. FAZER BIQUINHOS DE CROCHÊ NO DECOTE.
PASSAR A FITA E SE PREFERIR USE 2 BOTÕES PARA ABOTOAR — com Geice Fátima e Ana Maria

Receita do casaquinho de tricô feito pela artesã Cecilia Pereira.
EXECUÇÃO: 
176 PONTOS
- 2 CARR. DE TRICÔ.
3CARR. (DIREITO) 2 JUNTOS, LAÇ, 2 JUNTOS, LAÇ, ETC.
AVESSO EM TRICÔ
DIREITO; MEIA COM 5 TR DE CADA LADO PARA AS BARRINHAS.
PALA:
AVESSO: 6 TR, LAÇ, 1 TR, LAÇ, *6 TR, LAÇ, 1 TR, LAÇ.* TERMINA COM 6 TR.
DIREITO: 5 TR, M, TERMINAR COM 5 TR.
AVESSO: TRICÔ.
DIREITO: MEIA E AS BARRINHAS DE 5 TRICÔ.
AVESSO: 7 TR, LAÇ, 1TR, LAÇ, *8 TR, LAÇ, 1 TR, LAÇ, ETC TERMINAR COM 7 TRICÔ.
DIREITO: MEIA E AS BARRINHAS DE 5 TR.
AVESSO: TRICÔ.
DIREITO: MEIA E AS BARRINHAS DE 5 TRICÔ.
CONTINUAR ASSIM ATÉ SE OBTER 8 BURAQUINHOS NAS ESPIGUINHAS.
SEPARAR OS PONTOS- FRENTE 5 PONTOS, BARRA + 33 PONTOS - A 1 LAÇ E O PONTO MEIA FICAM PARA FRENTE.
MANGAS
:
45 PONTOS. TRASEIRO 69 PONTOS. AUMENTAR 5 PONTOS DE CADA LADO DAS MANGAS QUANDO SEPARAR OS PONTOS.
FAZER PRIMEIRO AS MANGAS. TECER 12 CM DO PONTO GRACIOSO E FAZER UM PUNHO COM AS AGULHAS NÚMERO 2,5 DE PONTO SANFONA, REDUZINDO-SE OS PONTOS A 40. (1,5 CM). UNIR AS PARTES DA FRENTE COM O TRASEIRO E FAZER OS MESMOS AUMENTOS DAS MANGAS, ENTRE AS PARTES DA FRENTE E O TRASEIRO PARA A CAVINHA. TECER COM O MESMO PONTO DAS MANGAS RESPEITANDO-SE AS BARRINHAS DE TRICÔ, 13 CM E FAZER UMA BARRINHA DE 4 CORDÕES DE TRICÔ, PARA ARREMATAR PELO AVESSO.
PONTO GRACIOSO:
5 TR, LAÇ, 2 JUNTOS, 5 TR, LAÇ, 2 JUNTOS TERMINANDO COM 4 OU 5 TRICÔ, AVESSO.
DIREITO: MEIA.
AVESSO: 6 TR, LAÇ, 2 JUNTOS, *5 TR, LAÇ, 2 J.T, ETC.
DIREITO: MEIA.
AVESSO: 7 TR, LAÇ, 2J.T, *5 TR, LAÇ, 2 J.T.*
DIREITO: MEIA
6 CARREIRAS DE PONTO ARROZ. TERMINANDO O CORPO COM 4 CORDÕES DE TRICÔ. FAZER BIQUINHOS DE CROCHÊ NO DECOTE.
PASSAR A FITA E SE PREFERIR USE 2 BOTÕES PARA ABOTOAR 

COMO A ARTESÃ NÃO COLOCOU A RECEITA DO GORRO (FOTO ACIMA) VOU COLOCAR ABAIXO A RECEITA DE UM MODELO DE GORRO EM TRICO BEM BONITINHO FEITO PELA AMIGA NILDA

Agulha 3.
Lã para bebê
Começar pela parte superior com 8 pts. e trabalhar em pt meia da seguinte maneira:
1ª Carr. dir.: 1m, (1laç,1m) 7 vezes.
2ª Carr. E todas as pares em tricô.
3ª Carr. dir.: 1m, (1laç, 2m) 7 vezes.
5ª Carr. : 1m, (1laç, 3m) 7 vezes.
7ª Carr. : 1m, (1laç, 4m) 7 vezes.
9ª Carr. : 1m, (1laç, 5m) 7 vezes.
11ª Carr. : 1m, (1laç, 6m) 7 vezes.
13ª Carr. : 1m, (1laç, 7m) 7 vezes.
15ª Carr. : 1m, (1laç, 8m) 7 vezes.
17ª Carr. : 1m, (1laç, 9m) 7 vezes.
19ª Carr. : 1m, (1laç, 10m) 7 vezes.
21ª Carr. : 1m, (1laç, 11m) 7 vezes.
22ª Carr. avesso : em tricô distribuindo 5 aumentos uniformemente durante a execução da carr.
Obtém-se 90 pts.
Trabalhe agora em ponto fantasia (escolhido POR VOCÊ, PODE SER O GRACIOSO USADO NA RECEITA DO CASACO) por 10 cm, e depois em barra 1/1 por 6 cm.
Arrematar.
MODO DE ARMAR:
Fechar o gorro e dobrar a barra.
Neste gorro o ponto fantasia utilizado foi o “Taturana”
Múltiplo de 6
1ª Carr. dir.: * 3t, 1laç, 3pjm, 1laç, *
2ª Carr. av.: tr.
3ª Carr. dir.: * 3t, 3m*
4ª Carr. av.: tr.

4 comentários:

  1. Muito lindo, amei, parabéns Cecilia Pereira, bjsss amiga <3

    ResponderExcluir
  2. Querida vc podia compartilhar a receita do sapatinho e da toquinha? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ANA, INFELIZMENTE A ARTESÃ SÓ COLOCOU A RECEITA DO CASAQUINHO. BJS E BOA SEMANA