quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Coletinho de bebê em tricô

 Achei um vídeo maravilhoso da Regina Arato ensinando a fazer este colete da foto ( este foi feito por ela)
Esse modelo de colete de tricô é muito versátil e a gente pode fazer do tamanho que quiser e no ponto que quiser também. Dependendo da espessura da lã e agulha que vocês vão
usar, sugiro que  façam uma amostrinha ( pode colocar 10 pontos e fazer 10 carreiras) com a lã e agulha que vão ser usadas e medir numa blusa que esteja boa na  criança ou adulto, aí é só multiplicar os pontos de acordo com o tamanho da largura que você deseja o colete. Pela blusa você também poderá se guiar para ver onde começar a fazer as cavas etc
 Assista ao video da Regina ensinando de como calcular a quantidade de pontos para fazer peças em tricô, VEJA AQUI.

Lembrando que do total de pontos utilizados voce vai diminuir 18 ( 3 x 6 pontos das cavas e decote) e o valor que der voce divide por 2...este valor que voce achou será a quantidade de pontos que voce deve trabalhar entre as cavas o decote

por exemplo: 
se no inicio você colocou 100 pontos , a divisão do trabalho ficará assim:
6 da cava +41 pontos+ 6 do decote + 41 pontos+ 6 da cava (total de 100 pontos)

por exemplo, se quiser fazer a cava e o decote com 8 pontos, ficará assim

8 da cava +38 pontos+ 8 do decote + 38 pontos+ 8 da cava (total de 100 pontos) e assim sucessivamente

Receita do coletinho da foto feito pela Regina Arato

Coletinho de bebê em tricô, básico, feito com lã bebê e agulhas de 3 a 4.
Colocar 70 pontos na agulha, fazer 3 cm. de barra 1x1.
Depois subir 12 cm em ponto meia, no direito e tricô no avesso.
Seguir as instruções do vídeo, para a cava e o decote.

http://youtu.be/uxtIln-GQxw 

DICAS:
Uma pessoa fez com 70 pontos, agulha 5 e usou lã pingouin flash e disse que serviu pra criança de 2 anos

SE QUISER FAZER COLETE DE TRICO PARA ADULTO , ACHEI ESTE VIDEO ENSINANDO FAZER PARA O TAMANHO 44

http://youtu.be/2Tx9-5rqIkY 

Materiais:
3 novelos de 100g do fio Colorato da Línea Itália na cor Pacífico (ou outro fio compativel com agulha de trico 5,5)
Agulha para tricô nº 5,5
Agulha circular nº 5
Passo a passo:
Pontos:
Barra: 1/1 (1 meia , 1 tricô, ) meia,tricô, diminuição dupla, tire sem fazer, juntos dois pontos em meia fazer 1 meia, passe os dois pontos sem fazer por cima do ponto meia.
Execução:
Tam. 42/44
Costas:
Colocar 72 pontos na ag. de tricô 5,5, e trab. em ponto de barra, por 3cm, agora meia no direito e tricô avesso, a 45 cm do início, arremata para as cavas dos dois lado, 4 pts. uma vez, 3 pts. uma vez, 2 pts. uma vez e 1 pt. uma vez. A 20 cm do início da cava, arremate para aos ombros 13 pontos dos dois lados deixando os 26 pontos centrais a espera.
Frente.
Igual as costas, na altura das cavas , ache o meio e trabalhe lado separado arrematando a cava igual as costas e ao mesmo tempo o decote, 1 ponto 13 vezes ficando com os 13 pontos para o ombro, arremate. Faça o outro lado igual.
Acabamento:
Costure os ombros, retoma os pontos a espera das costas na ag. circular e levante 80 pontos no decote da frente. Marcando o meio. E trabalhe em ponto de barra, fazendo uma diminuição dupla no centro da frente em todas as carreira. 3 cm arremate. Levante 74 pontos ao redor da cava e trabalhe em ponto de barra, a 3 cm arremate, faça a outra cava igual, costure as laterais